quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O que é o scratch

Scratch é uma nova linguagem de programação criada no Media Lab do MIT.

Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.

Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.

Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.

2 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Parabéns por este espaço sobre o Scratch! Que ele tenha muito sucesso! Achei muito interessante teres ido procurar um texto a falar do scratch para colocar na entrada. Mas tens sempre de citar de onde o tiraste (ou copiar o endereço da internet de onde veio). Como está em português do Brasil, não se entendem muito bem algumas palavras. Está para sair um artigo meu sobre o scratch. Se quiseres eu depois dou-te o excerto sobre o scratch e citas dizendo que foi retirado da Revista Educação e Matemática. É só dizeres. Beijinhos
Prof 3za

Teresa Martinho Marques disse...

Olha, copia este endereço para atua entrada, dizendo que aqui podem encontrar mais informação em português.
http://scratch.wik.is/Support/In_many_languages/Portugu%c3%aas_%2f%2f_Portuguese
(Eu depois ensino uma outra maneira mais bonita e simples de fazeres uma ligação do teu blogue a outro sítio na internet!)